Escrito por: Kelly Leite
Okuno e Yoshimura (2014), com a missão de elaborar normas de proteção radiológica e estabelecer limites de exposição à radiação ionizante para as pessoas potencialmente expostas à radiação no cotidiano do seu trabalho e para o público em geral, foi criado o Internacional X Ray and Radium Protection Committee, no Segundo Congresso Internacional de Radiologia, em Estocolmo, no ano de 1928. Seu nome foi mudado posteriormente para Internacional Commission on Radiological Protection (ICRP) e continua sendo uma comissão da Sociedade Internacional de Radiologia. Trata-se de uma comissão sem fins lucrativos, que trabalha em parceria com a International Commission on Radiation Units and Measurements (ICRU) e tem relações oficiais com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Também mantém relações com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o Comitê Científico das Nações Unidas sobre os Efeitos das Radiações atômicas (UNSCEAR) e com o Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP), entre outros.
A Física das Radiações é uma ciência relativamente nova e os efeitos biológicos de doses baixas de radiação continuam sendo estudados e coletados para análises epidemiológicas, principalmente pelo fato de efeitos estocásticos aparecerem dezenas de anos após a exposição à radiação. Muito do que se sabe hoje provém de radiologistas ocupacionalmente expostos sem muito cuidado nas primeiras décadas do século XX, de dentistas que seguravam filmes de raios x e de pessoas que foram irradiadas para tratamentos das mais variadas doenças. Entre estas incluem-se pessoas com câncer, 14 mil doentes com espondilite anquilosante (um tipo de inflamação dos tecidos conectivos que afeta as articulações da coluna e grandes articulações), 120 mil sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, acompanhadas no Projeto de Estudo de Tempo de Duração de Vida (Life Span Study – LSS) (há outros projetos entre sobreviventes com outra população que somam um total de 200 mil pessoas) e pessoas que sofreram as consequências do acidente do reator nuclear de Chernobyl em 1986.
Cada país ou Órgão faz adequações nas normas internacionais e as adota para regulamentar o uso das radiações.
Há incontáveis aplicações das radiações, principalmente na medicina, tanto em diagnóstico quanto em terapia e que salvam muitas vidas. Enquanto os doentes recebem o benefício da radiação, há inúmeras pessoas relacionadas no processo que sofrem exposição.
O objetivo principal das recomendações da ICRP é proteger a saúde humana e o ambiente contra os efeitos deletérios que resultam de exposição à radiação ionizante.
A proteção radiológica tem como meta:
- Evitar os efeitos determinísticos (reações teciduais), em geral de natureza aguda, que aparecem somente quando a dose excede um valor limiar;
- Reduzir a probabilidade de ocorrência de efeitos estocásticos, que aumentam com a dose e podem ser induzidos tanto por dose baixa como alta.
Provavelmente você pesquisou Radioproteção Radiológica, mas ele é um nome redundante. Os termos corretos podem ser Proteção Radiológica ou Radioproteção.
Mesmo tendo buscado Radioproteção Radiológica, você encontrou o significado aqui na no Blog da Vilson Proteção Radiológica ®.
Nós somos fornecedores de blindagem radiológica para todo o Brasil e estamos à disposição para atendê-lo.
Fale conosco!
Em busca de radioproteção em radiologia, ache com a Vilson Proteção Radiológica. Faça um orçamento imediatamente e encontre a líder do mercado.
radioproteção em radiologia
Quem procura uma empresa que trabalha com radioproteção em radiologia ágil, precisa conhecer os serviços da Vilson Proteção Radiológica. A empresa trabalha com porta radiológica e visor radiológico, visando sempre a qualidade final para fidelização do cliente.
Quando falamos em radioproteção em radiologia, deve-se descartar empresas que não tenham produtos e serviços com certificação USP/IEE/INMETRO e tecnologia, pontos que diferenciam a nossa empresa dos concorrentes.
Otimize seu tempo, confira as condições especiais que temos para radioproteção em radiologiafalta capacidade técnica e estão de prontidão para auxiliar a resolver todas as suas dúvidas.
Vilson Proteção Radiológica, a melhor empresa para radioproteção em radiologia
Conheça porque a Vilson Proteção Radiológicaé a solução se precisar resolver qualquer questão relacionada a proteção radiológica:
- especialistas no mercado de produtos de proteção radiológica
- ágil
- qualificada
- ética
- segura
Entenda melhor sobre a Vilson Proteção Radiológica
Só aqui na Vilson Proteção Radiológica você pode ter tudo que precisa quando o assunto for radioproteção em radiologia. Aqui os clientes encontram ítens como porta radiológica e visor radiológico.
Pelo fato de sermos especialistas no mercado de produtos de proteção radiológica e qualificada sendo que temos contato por telefone, e-mail e WhatsApp e atendimento de segunda a sexta das 8h às 17h30, a Vilson Proteção Radiológica é a empresa que vai te ajudar! Converse com nosso time que alta capacidade técnica pelo telefone ou pelo formulário abaixo.
Sobre o autor
Outras publicações
- Rio de Janeiro
- São Gonçalo
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Niterói
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Campos dos Goytacazes
- Petrópolis
- Volta Redonda
- Magé
- Itaboraí
- Mesquita
- Nova Friburgo
- Barra Mansa
- Macaé
- Cabo Frio
- Nilópolis
- Teresópolis
- Resende