Clique nas imagens para ampliar
Equipamentos de proteção contra radiação
A radiação ionizante consiste em ondas eletromagnéticas com energia suficiente para fazer com que os elétrons se desprendam dos átomos e moléculas, alterando sua estrutura (ionização). Assim, eles se tornam eletricamente carregados.
Em locais onde se faz necessário o uso de radiação ionizante, se faz necessária também a blindagem radiológica.
A proteção radiológica só é devidamente obtida quando são realizadas nesses ambientes radiológicos as devidas blindagens, inclusive utilizando equipamentos de proteção contra radiação.
De acordo com a norma CNEN - (NN-3.01), proteção radiológica ou radioproteção é o conjunto de medidas que visam a proteger o ser humano e seus descendentes contra possíveis efeitos indesejáveis causados pela radiação ionizante.
É uma previsão legal o uso de equipametos de proteção contra radiação, pois, segundo a norma supracitada, radiação ionizante ou radiação é qualquer partícula ou radiação eletromagnética que, ao interagir com a matéria, ioniza seus átomos ou meléculas.
A radiação ionizante pode ser utilizada com as seguintes finalidades:
- médica: odontologia, medicina, exames e tratamentos médicos;
- metalurgia: estudos de soldas, peças, por exemplo;
- esterilização: eliminação de fungos e bactérias através da radiação;
- científica: pesquisas e estudos;
- projetos: desenvolvimento de equipamentos médicos.
Para todas as aplicações, é necessário o uso de equipamentos de proteção contra radiação.
Os equipamentos de proteção contra radiação podem ser:
Equipamentos de proteção individuais: aventais plumbíferos, aventais pélvicos, aventais odontológicos para paciente, luvas, óculos, protetores de tireóide, protetores ovarianos, protetores testiculares.
Equipamentos de blindagem: portas radiológicas, visores plumbíferos, vidros plumbíferos (importados), massa baritada, também conhecida como argamassa baritada, lençóis de chumbo, biombos (retos, curvos, odontológicos, de leito).
Além dos equipamentos de proteção contra radiação, existem os acessórios que fazem parte do projeto de blindagem. Tão importantes quanto os equipamentos de proteção contra radiação, eles também éstão dentro da legalidade para atender as exigências do órgão regulador.
Proteger um ambiente radiológico é, acima de tudo, respeito à vida humana e á saúde púlbica.
A PORTARIA FEDERAL 453/98 aprova o regulamento técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico, dispõe sobre o uso de raios-x diganósticos em todo o território nacional e dá outras providências.
A NORMA CNEN-NN-3.01 tem como objetivo estabelecer as requisitos básicos de proteção radiológica das pessoas em relação à exposição à radiação ionizante.
A NORMA CNEN -NN-6.04 trata dos REQUISITOS DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO RADIOLÓGICA PARA SERVIÇOS DE RADIOGRAFIA INDUSTRIAL,. Há tembém a RESOLUÇÃO CNEN 031/88 e a RESOLUÇÃO CNEN 145/13.
Essas são algumas fontes de informação sobre radiação e legalidade.
O uso de equipamentos de proteção contra radiação é previsto legalmente.
Você pode adquirir os equipamentos de proteção contra readiação da Vilson Proteção Radiológica, basta nos encaminhar uma solicitação de orçamento por e-mail com os itens necessáios para seu projeto ou o próprio projeto de blindagem.
Estaremos à sua disposição.
Para saber mais sobre Equipamentos de proteção contra radiação
Ligue para (11) 4484-4362 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!