Escrito por: Kelly Leite
A odontologia requer proteção radiológica adequada para garantir a devida segurança dos pacientes e profissionais, principalmente quando realizam procedimentos radiográficos. Por isso, os exames devem ser realizados em salas preparadas com barita para raio x.
Conheça mais sobre o que é a barita para raio x e a importância de ter salas especiais para realizar os exames radiológicos em sua clínica odontológica.
Barita para raio x em exames odontológicos
Os procedimentos odontológicos, como a radiografia panorâmica e a periapical, envolvem a exposição do paciente à radiação ionizante.
Essas ondas de radiação podem ter efeitos prejudiciais à saúde, como mutações genéticas, câncer e outros problemas de saúde. Exatamente por isso, coletes de chumbo e óculos de proteção costumam ser usados durante os exames.
Além disso, os profissionais de odontologia que estão frequentemente expostos à radiação durante os procedimentos também estão em risco. Assim, proteções extras e mais potentes são necessárias, como é o caso da barita para raio x.
Assim, para minimizar esses riscos, os profissionais de odontologia devem seguir as diretrizes de proteção radiológica e usar equipamentos de proteção individual (EPIs), como:
- Aventais de chumbo;
- Protetores de tireóide;
- Luvas plumbíferas;
- Óculos de proteção.
Esses itens devem ser utilizados conforme o grau de risco e exposição, bem como o tipo de exame realizado no espaço.
Por outro lado, a barita para raio x é uma estrutura resistente que absorve a radiação, reduzindo os riscos do ambiente como um todo. Por isso, é entendido como uma barreira física coletiva, potencializando a proteção.
Também é importante que as instalações odontológicas usem equipamentos de radiografia modernos, com sistemas de controle de qualidade e sejam submetidos a testes regulares para garantir a precisão e a segurança dos procedimentos radiográficos.
Outros cuidados para a proteção radiológica
Além da barita para raio X, existem outras medidas que podem ser tomadas para proteger o paciente durante a realização de procedimentos radiográficos odontológicos, como:
- Uso de aventais de chumbo, projetados para cobrir a região do tórax;
- Uso de protetores de tireóide;
- Uso de protetores de gônadas (testículos ou ovários);
- Uso de equipamentos de radiografia modernos;
- Redução do tempo de exposição à radiação.
Também é importante que o profissional de odontologia e centro de diagnóstico esteja sempre atualizado em relação às técnicas de proteção radiológica.
Mais ainda, que siga as recomendações dos órgãos reguladores para garantir a segurança do paciente durante os procedimentos.
Como encontrar a barita para raio x?
A barita é geralmente encontrada na forma de massa baritada, um composto de argamassa e sulfato de bário. Neste caso, ela é vendida em grandes quantidades e semi prontas, bastando apenas incluir água.
Para isso, ela pode ser encontrada em fornecedores de materiais para proteção radiológica ou em casas de materiais de construção. Contudo, no primeiro caso, há mais garantias quanto a qualidade e adequação da barita para raio x.
O sulfato de bário também pode ser usado utilizado como “filtro” nos equipamentos para garantir a qualidade da imagem radiográfica e reduzir a exposição à radiação do paciente.
Para encontrar uma boa barita para raio X odontológico, é preciso os seguintes passos:
- Pesquise fornecedores de equipamentos radiográficos odontológicos respeitáveis e confiáveis;
- Verifique a reputação e as garantias do fornecedor no mercado;
- Verifique se oferece opções de barita para raio X de alta qualidade;
- Confirme se a barita é compatível com as demandas da sala de radiografia;
- Considere o preço da barita, mas não deixe que seja o único fator a ser considerado.
Também é importante que a barita seja fabricada de acordo com as normas técnicas e de segurança em vigor, tais como as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e outras organizações reguladoras.
Por fim, é sempre importante consultar um especialista em radiologia para orientar sobre qual tipo de barita para raio X e a espessura necessária para promover a proteção.
Como aplicar barita para raio X?
A aplicação de barita para raio X é feita ao misturar o composto com argamassa, que deve ser espalhada uniformemente sobre as paredes da sala de radiografia.
A quantidade necessária de barita para cada projeto de blindagem depende das dimensões da sala, da potência do equipamento de radiografia e do tipo de construção.
Por esse motivo, é fundamental contar com a orientação de um profissional especializado para escolher os equipamentos certos e para garantir a aplicação adequada da barita.
Assim você promove a proteção radiológica necessária para a clínica odontológica e exames de raio-x, conhecendo quais produtos devem ser aplicados no seu negócio.
Quer garantir a segurança dos seus pacientes e a qualidade dos seus exames odontológicos? Mais ainda, entender quais produtos atendem a necessidade da sua clínica?
Conheça a linha de barita para raio X da Vilson Proteção Radiológica e garanta uma proteção adequada contra a radiação ionizante. Entre em contato com nossa equipe agora mesmo e veja como a Vilson Proteção Radiológica pode ajudar seu negócio!
Sobre o autor
Outras publicações
- Rio de Janeiro
- São Gonçalo
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Niterói
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Campos dos Goytacazes
- Petrópolis
- Volta Redonda
- Magé
- Itaboraí
- Mesquita
- Nova Friburgo
- Barra Mansa
- Macaé
- Cabo Frio
- Nilópolis
- Teresópolis
- Resende