Entre em contato com um de nossos especialistas!

Importância das mantas de chumbo em exames de radiologia

Escrito por: Kelly Leite

A radiologia é uma especialidade médica que utiliza radiação ionizante para criar imagens do corpo humano e, para promover imagens de qualidade e proteger os pacientes, mantas de chumbo devem ser aplicadas nos espaços de exame.

Vilson Proteção Radiológica

Embora os exames de radiologia sejam muito úteis na identificação e tratamento de diversas doenças, eles também podem representar riscos à saúde, especialmente devido à exposição à radiação. 

Por isso que o uso de mantas de chumbo é essencial em exames de radiologia, para garantir a proteção adequada dos pacientes e profissionais de saúde.

Conheça mais acerca desse material e a importância de escolher e aplicá-lo corretamente, prossiga a leitura.

Como funcionam os exames de radiologia?

Os exames de radiologia funcionam a partir da emissão de radiação ionizante que passa através do corpo humano e é absorvida de maneiras diferentes pelos tecidos.

Os tecidos densos, como os ossos, “absorvem” mais radiação e, portanto, aparecem brancos nas imagens de raio-x. 

Já os tecidos moles, como os músculos e órgãos internos, absorvem menos radiação e, por isso, aparecem mais escuros nas imagens.

Embora os exames de radiologia sejam amplamente utilizados e muito seguros, a exposição excessiva à radiação pode ser prejudicial à saúde, causando danos ao DNA das células e aumentando o risco de câncer. 

Por isso, é essencial que os pacientes e profissionais de saúde envolvidos em exames tomem medidas para reduzir a exposição, sendo uma das principais maneiras de fazer isso o uso de mantas de chumbo.

O uso das mantas de chumbo

As mantas de chumbo são equipamentos de proteção radiológica. Apesar de ser pensada para colocação em paredes e biombos - para revestimento e absorção da radiação -, há a compreensão de outros tipos de manta para proteção pelo público geral.

Uma estrutura comumente compreendida como mantas de chumbo é semelhante a um avental e consiste em uma camada de chumbo coberta por uma camada de nylon. 

Elas são projetadas para serem usadas por pacientes e profissionais de saúde durante os exames de radiologia, e reduz a exposição à radiação. Neste caso, por exemplo, pode ser usado para cobrir áreas sensíveis do corpo quando são expostas ao exame.

Apesar disso, as mantas de chumbo são ainda mais importantes e aplicadas às estruturas físicas maiores, visando a proteção coletiva, de pacientes, profissionais e outras pessoas em áreas próximas.

Por esse motivo, é de fundamental importância pensar na estrutura desses espaços aplicando mantas de chumbo adequadamente. Para isso, o material pode ser instalado em estruturas como:

  • Teto;
  • Piso;
  • Parede;
  • Portas;
  • Drywall;
  • Biombo.

Com isso, a manta de chumbo eletrolítico promove a segurança de todos na sala de exame e evita vazamentos de radiação a outros espaços.

Como funcionam as mantas de chumbo?

Feitas de chumbo, um material denso e capaz de absorver a radiação, as mantas de chumbo são colocadas nas estruturas para reduzir os riscos da exposição à radiação.

Isso porque esse metal não-ferroso tem propriedades que contribuem para a absorção e proteção da radiação. Com isso, as partículas perigosas e radioativas são dissipadas ou atenuadas.

Basicamente, no processo de absorção, as mantas de chumbo eletrolítico conseguem, por conta dos elétrons, transferir a carga de radiação entre as partículas. Esse choque e transferência contínuos fazem com que a radiação perca sua força.

Assim, as mantas de chumbo são uma parte importante dos exames de radiologia e laboratórios nucleares, sendo amplamente utilizadas em hospitais e outras instituições que utilizam a radiação ionizante para reduzir os riscos que a exposição traz à saúde.

Benefícios das mantas de chumbo

O uso de mantas de chumbo em exames de radiologia oferece vários benefícios, incluindo a redução da exposição à radiação.

Afinal, a exposição excessiva à radiação pode causar uma série de efeitos adversos à saúde, como a ocorrência de câncer, mutações genéticas e outros problemas. Por isso, a proteção contra a radiação é essencial.

As mantas de chumbo oferecem uma barreira física entre o paciente ou profissional de saúde e a fonte de radiação, reduzindo a exposição à radiação de forma significativa.

Elas são especialmente úteis em exames de radiologia que envolvem áreas sensíveis do corpo, como a região pélvica e o abdômen. 

Isso porque esses tecidos são ainda mais sensíveis à radiação. Inclusive, para se ter uma ideia, um dos riscos da radiação é a infertilidade.

Outro benefício importante do uso de mantas de chumbo em exames de radiologia é a proteção dos profissionais de saúde. 

Ao utilizar as mantas de chumbo em exames de radiologia, os profissionais de saúde reduzem significativamente o risco de exposição, protegendo sua saúde e garantindo cuidados de qualidade aos pacientes.

Além disso, o uso de mantas de chumbo pode melhorar a qualidade das imagens de radiologia, reduzindo o ruído e a interferência causados pela radiação dispersa. Isso torna as imagens mais nítidas e mais fáceis de interpretar, levando a diagnósticos mais precisos.

Outro benefício do uso de mantas de chumbo em exames de radiologia é que elas são relativamente baratas e fáceis de usar. 

Assim, basta encontrar um bom fornecedor e contar com uma equipe especializada para instalar a manta na parede de forma ágil e promovendo mais segurança radiológica.

No entanto, é importante lembrar que outros materiais podem ser necessários, conforme o exame e grau da radiação aplicada. 

Outras medidas de proteção, relacionadas aos equipamentos individuais, são:

  • Aventais de chumbo;
  • Protetores oculares;
  • Protetores de tireóide.

Aplique corretamente boas mantas de chumbo

As mantas de chumbo em exames de radiologia são extremamente importantes para promover segurança e proteção aos ambientes e pessoas que estão expostos à radiação frequentemente.

Afinal, a exposição excessiva pode ter efeitos graves na saúde a longo prazo.

Assim, ao serem aplicadas em estruturas como paredes, as mantas de chumbo oferecem proteção eficaz, minimizando a exposição à radiação durante exames de radiologia. 

Além disso, elas permitem melhorar a qualidade das imagens ao reduzir a dispersão das partículas radioativas, concentrando-as.

Para tais benefícios, a manta deve ser corretamente aplicada. Mais ainda, deve ser adquirida com um fornecedor confiável. E, somente na Vilson Proteção Radiológica você encontra mantas de chumbo de qualidade e com mais de 90% de pureza.

Solicite seu orçamento abaixo e tenha materiais e atendimentos focados em atender às suas necessidades específicas, identificando os produtos certos para sua clínica radiológica.


Sobre o autor

Kelly Leite é Gerente de qualidade na Vilson Proteção Radiológica há mais de 8 anos e escreve conteúdos para auxiliar os visitantes do blog em suas dúvidas e questionamentos sobre blindagens, visores, paredes de proteção, portas de proteção e equipamentos de proteção no geral.

Redes Sociais:


  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende