Entre em contato com um de nossos especialistas!

Porta de chumbo para raio x: saiba como escolher o modelo mais adequado

Escrito por: Kelly Leite

A porta de chumbo para raio-x é um equipamento utilizado em ambientes que utilizam radiação ionizante e visa proteger os profissionais e o público da exposição desnecessária à radiação. 

Vilson Proteção Radiológica

De modo geral, ela é composta por revestimento de chumbo e sistemas de fechamento automático, garantindo a eficácia da proteção radiológica. 

Mas, você sabia que existem algumas características que podem tornar a porta mais ou menos adequada para seu espaço? 

Isso porque existem diferentes níveis e tipos de radiação. Assim, é fundamental saber quais suas necessidades para encontrar a porta que trará mais proteção radiológica.

Continue lendo este post para saber mais sobre como a porta de chumbo para raio-x funciona e quais são suas aplicações, encontrando a mais adequada para seu negócio!

Meu espaço realmente precisa de porta de chumbo para raio x?

Antes de identificar qual é a porta ideal, é preciso verificar a sua real necessidade. Assim, para saber se seu negócio realmente precisa de uma porta de chumbo para raio x, algumas perguntas podem ser respondidas.

Por exemplo, as atividades desenvolvidas demandam o uso de equipamentos de raio-x ou que utilizam radiação ionizante? 

Se sim, é importante avaliar a necessidade de instalar uma porta de chumbo para proteger os profissionais e o público da exposição desnecessária à radiação. 

Além disso, é necessário considerar qual a frequência que esses equipamentos são utilizados. São procedimentos diários? Durante todo o dia? Isso o ajudará a compreender a exposição que ocorre e a proteção necessária.

Por fim: sua empresa está em conformidade com as normas e regulamentações de segurança para a proteção contra radiação ionizante?

Essa verificação é determinante pois a instalação da porta de chumbo pode ser exigida por normas de segurança radiológica, demandando ajuste para o funcionamento. 

Geralmente, segmentos industriais e da saúde precisam adequar as instalações para controle da radiação.

Contudo, como alguns detalhes podem demandar mais atenção, conforme o tipo de radiação e o segmento de atuação, é importante consultar um especialista para entender suas demandas por porta de proteção radiológica.

Isso porque um especialista em segurança radiológica ou empresa que vende e instala portas de chumbo pode avaliar a necessidade e as especificações técnicas para definir a instalação em seu negócio.

Como escolher a porta de chumbo para raio x correta?

Agora que você já descobriu se precisa instalar uma porta de chumbo para raio x, chegou o momento de descobrir como escolher uma porta radiológica que melhor atende suas necessidades.

Para auxiliar a escolha da porta de chumbo mais adequada, existem alguns fatores importantes que devem ser considerados:

  • Tipo de radiação;
  • Espessura do material;
  • Vedação;
  • Sistema de bloqueio;
  • Certificações.

Confira alguns detalhes de cada um desses aspectos:

Tipo de radiação: É importante escolher uma porta radiológica projetada para bloquear a radiação específica que será utilizada na instalação médica. Por exemplo, portas radiológicas projetadas para bloquear a radiação gama podem não ser adequadas para bloquear a radiação beta.

Espessura do material: A espessura do material utilizado na construção da porta é um fator crítico para determinar a eficácia da porta na redução da exposição. Quanto mais espessa a porta, mais radiação será absorvida.

Vedação: A qualidade da vedação da porta é essencial para reduzir a passagem de radiação. Por isso, certifique-se que há um sistema de vedação adequado para minimizar a exposição.

Sistema de bloqueio: Um sistema de bloqueio eficaz é importante para evitar que pessoas não autorizadas entrem em áreas de radiação.

Certificações: Verifique se a porta radiológica foi testada e certificada por uma autoridade reconhecida na indústria, como a Comissão Internacional de Proteção Radiológica (ICRP), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) ou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Em todo caso, é importante consultar um especialista em proteção radiológica para ajudá-lo a selecionar a porta radiológica correta para sua instalação.

O especialista pode ajudá-lo a avaliar as suas necessidades específicas e recomendar a porta radiológica mais adequada para atendê-las.

Normas para instalar porta de chumbo

As normas para instalação de porta radiológica variam de acordo com o país e as regulamentações locais. 

No Brasil, por exemplo, a CNEN é a responsável por regulamentar as atividades que envolvem a radiação e os sistemas de proteção necessários. 

Com isso, existem algumas especificidades que devem ser seguidas para garantir a segurança e eficácia da porta radiológica.

Por exemplo, antes da instalação, é importante verificar se a abertura da parede está de acordo com as especificações da porta. Mais ainda, a abertura deve ser plana, nivelada e de tamanho adequado para a porta.

De todo modo, o mais importante é que a instalação da porta radiológica seja feita por profissionais qualificados e experientes. Afinal, a instalação inadequada pode levar a falhas na vedação e exposição excessiva à radiação, trazendo diversos riscos a todos.

Para ter o suporte de um especialista em proteção radiológica em seu projeto de instalação de porta de chumbo para raio x, garantindo a segurança e eficácia, entre em contato conosco agora mesmo!

Com a Vilson Proteção Radiológica você tem acesso a materiais de alta performance e qualidade, além de todas as orientações necessárias para aplicar as estruturas corretas para seu negócio.


Sobre o autor

Kelly Leite é Gerente de qualidade na Vilson Proteção Radiológica há mais de 8 anos e escreve conteúdos para auxiliar os visitantes do blog em suas dúvidas e questionamentos sobre blindagens, visores, paredes de proteção, portas de proteção e equipamentos de proteção no geral.

Redes Sociais:


  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende