Entre em contato com um de nossos especialistas!

Proteção raio x: Conheça as principais normas do CNEN

Escrito por: Kelly Leite

Você sabia que os raios X, apesar de serem uma das maiores invenções da medicina, podem ser prejudiciais à saúde se não forem utilizados corretamente? É por isso que existem normas para a proteção raio x.

Vilson Proteção Radiológica

Para auxiliar na regulamentação e segurança das áreas que atuam com radiação, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) é uma das principais responsáveis por nortear o uso de raios X no Brasil e a devida aplicação de proteção raio x.

Neste texto, vamos explicar o que é a CNEN e seu impacto na proteção raio x, bem como a importância da proteção radiológica para a segurança dos profissionais e pacientes.

O que é CNEN e raios X?

A CNEN é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável por regulamentar o uso de materiais e equipamentos que envolvem radiações ionizantes, como os raios X. 

A Comissão tem como missão garantir a segurança nuclear e radiológica no país por meio de proteção raio x, promovendo o uso correto da energia nuclear e protegendo a saúde e o meio ambiente.

Já os raios X são uma forma de radiação eletromagnética descoberta em 1895. Eles são produzidos quando elétrons de alta energia colidem com um alvo metálico, como o tungstênio. 

Desde sua descoberta, os raios X passaram a ser utilizados em diversas áreas, como medicina, indústria e na pesquisa científica.

Com isso se mostra uma ferramenta importante para a detecção de doenças e análises estruturais, desde que a proteção raio x seja devidamente aplicada.

Importância da proteção raio x

A proteção radiológica é fundamental para garantir a segurança dos profissionais que trabalham com raios X e dos pacientes que são submetidos a exames radiológicos. 

Na prática, a importância da proteção raio x se relaciona à segurança e saúde das pessoas. 

Isso porque a exposição excessiva aos raios X pode causar danos à saúde, como queimaduras, câncer, mutações genéticas e até mesmo a morte. 

É por isso que existem normas para a proteção radiológica, que devem ser seguidas rigorosamente para minimizar os riscos à saúde.

Consequências da exposição excessiva aos raios X

A exposição excessiva aos raios X pode causar diversos danos à saúde. Entre eles, destacam-se as queimaduras, que podem ser bastante dolorosas e deixar marcas permanentes na pele. 

Além disso, a exposição crônica aos raios X pode aumentar o risco de câncer, especialmente em tecidos mais sensíveis à radiação, como o pulmão e a tireoide. 

Também pode ocorrer mutações genéticas, que podem ser transmitidas para as gerações futuras. 

Por isso, é fundamental seguir as normas de proteção raio x para minimizar esses riscos.

Normas do CNEN para proteção radiológica

As normas do CNEN para proteção raio x são fundamentais para a segurança dos profissionais e pacientes expostos aos raios X. 

A resolução CNEN-NE-3.01, por exemplo, estabelece os requisitos básicos de proteção radiológica, incluindo a proteção dos trabalhadores, do público em geral e do meio ambiente exposto à radiação.

Entre os requisitos básicos de proteção radiológica, destacam-se:

  • Otimização da proteção;
  • Limitação da dose de radiação;
  • Justificação da prática radiológica;
  • Adequação dos espaços e validade do exame.

Além disso, as normas do CNEN estabelecem requisitos específicos para a proteção radiológica em diversas áreas, como:

  • Radiodiagnóstico;
  • Radioterapia;
  • Medicina nuclear;
  • Radiografia industrial, entre outras. 

Esses requisitos incluem a qualificação e treinamento dos profissionais envolvidos até a monitoração da dose de radiação recebida pelos indivíduos expostos.

Entenda como as normas do CNEN são aplicadas na prática

Para a devida aplicação das normas do CNEN proteção raio x, é necessário que os profissionais envolvidos no uso de radiação ionizante tenham conhecimento das normas e estejam devidamente capacitados para aplicá-las.

Uma das principais formas de aplicação das normas do CNEN é a implementação de um programa da qualidade em radiodiagnóstico e envolve o uso de equipamentos e estruturas para proteção raio x. 

Esse programa visa identificar se os equipamentos utilizados nos exames radiológicos estejam funcionando adequadamente e produzindo imagens de qualidade com doses de radiação mínimas.

Outra forma de aplicação das normas do CNEN para proteção raio x é a monitoria da dose de radiação recebida pelos profissionais expostos. 

Esse acompanhamento é realizado com uso de dosímetros individuais, que registram a dose de radiação recebida pelo profissional durante o período de exposição. 

Com base nos resultados da monitoria, é possível avaliar a eficácia das medidas de  proteção raio x adotadas e implementar ações corretivas, se necessário.

Aplique a proteção raio x adequadamente

A exposição excessiva aos raios X pode causar danos à saúde, como queimaduras na pele, danos aos olhos, efeitos genéticos e aumento do risco de câncer.

Por isso, a aplicação das normas do CNEN e da proteção raio x é fundamental para que a exposição aos raios X seja controlada e limitada a níveis seguros. 

Com a aplicação das normas do CNEN, garante-se que os profissionais envolvidos no uso de radiação ionizante estejam devidamente capacitados. Mais ainda, que os equipamentos usados nos exames e na proteção raio x estejam regulados para proteger os pacientes e profissionais.

Para aplicar a proteção radiológica adequadamente nos processos de radiografia, é preciso ter atenção na escolha dos equipamentos e materiais utilizados na proteção raio x. 

Isso inclui seguir as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores e adotar medidas preventivas para minimizar a exposição à radiação ionizante.

Na Vilson Proteção Radiológica, oferecemos soluções personalizadas e eficazes para garantir a proteção radiológica adequada em seu serviço de radiologia. 

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos produtos e serviços de alta qualidade, projetados para atender às suas necessidades específicas. 

Preencha o formulário abaixo e conte com a nossa experiência de mais de 30 anos no mercado para garantir a segurança em seu ambiente de trabalho.

Não hesite em entrar em contato conosco da Vilson Proteção Radiológica. Estamos à disposição para fornecer soluções personalizadas e eficazes para seu serviço de radiologia.


Sobre o autor

Kelly Leite é Gerente de qualidade na Vilson Proteção Radiológica há mais de 8 anos e escreve conteúdos para auxiliar os visitantes do blog em suas dúvidas e questionamentos sobre blindagens, visores, paredes de proteção, portas de proteção e equipamentos de proteção no geral.

Redes Sociais:


  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende